quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

EGITO ANTIGO - CONTRIBUIÇÃO DO ALUNO BRUNO 1B

A civilização egípcia

A sociedade do Egito Antigo possuía uma forma de organização bem eficiente, embora injusta. Esta sociedade era hierárquica, ou seja, cada segmento possuía funções e poderes determinados, sendo que os grupos com menos poderes tinham que obedecer quem estava acima. Os egípcios desenvolveram conhecimentos importantes na área da matemática, usados na construção de pirâmides e templos. Na medicina, os procedimentos de mumificação, proporcionaram importantes conhecimentos sobre o funcionamento do corpo humano




Principais grupos sociais e a função que exerciam nesta sociedade.
Faraó - Era o governante do Egito. Possuía poderes totais sobre a sociedade egípcia, além de ser reconhecido como um deus. O poder dos faraós era transmitido hereditariamente, portanto não havia nenhum processo de escolha ou votação para colocá-lo no poder. O faraó e sua família eram muito ricos, pois ficavam com boa parte dos impostos recolhidos entre o povo. A família real vivia de forma luxuosa em grandes palácios. Ainda em vida, ordenava a construção da pirâmide que iria abrigar seu corpo mumificado e seus tesouros após a morte. Sacerdotes - Na escala de poder estavam abaixo somente do faraó. Eram responsáveis pelos rituais, festas e atividades religiosas no Antigo Egito. Conheciam muito bem as características e funções dos deuses egípcios. Comandavam os templos e os rituais após a morte do faraó. Alguns sacerdotes foram mumificados e seus corpos colocados em pirâmides, após a morte








Militares - Os chefes militares eram os responsáveis pela segurança do território egípcio. Em momentos de guerra ganhavam destaque na sociedade. Tinham que preparar e organizar o exército de forma eficiente, pois uma derrota ou fracasso podia lhes custar à própria vida.
Escribas - Eram os responsáveis pela escrita egípcia (hieroglífica e demótica). Registravam os acontecimentos e, principalmente, a vida do faraó. Escreviam no papiro (papel feito de fibras da planta papiro), nas paredes das pirâmides ou em placas de barro ou pedra. Os escribas também controlavam e registravam os impostos cobrados pelo faraó.
Povo Egípcio - Mais da metade da sociedade egípcia era formada por comerciantes, artesãos, lavradores e pastores. Trabalhavam muito para ganhar o suficiente para a manutenção da vida. Podiam ser convocados pelo faraó para trabalharem, sem receber salários, em obras públicas (diques, represas, palácios, templos).
Escravos - Geralmente eram os inimigos capturados em guerras de conquista. Trabalhavam muito e não recebiam salário. Ganhavam apenas roupas velhas e alimentos para a sobrevivência. Eram constantemente castigados como forma de punição. Eram desprezados pela sociedade e não possuíam direitos.





As pirâmides

Elas foram construídas há mais de 2500 anos e resistem até hoje. No Antigo Egito foram construídas cerca de 80 pirâmides. As mais conhecidas são a pirâmide de degraus (Djezer), em Sakara, as três pirâmides de Snefer, a pirâmide Mediun, a pirâmide Romboidal e a pirâmide Vermelha, mas as mais conhecidas são A Grande Pirâmide de Keops (ou Kufu), de Quefrem e de Mikerinos, em Gizé.
Os egípcios acreditavam que quando se era enterrado numa pirâmide, subiria até ao céu e se juntaria aos deuses. Todas as pirâmides foram construídas no lado oeste do Rio Nilo, onde o sol se põe. Para eles a pirâmide significava raios do deus Rá que era o deus sol.
As pirâmides de Gizé tem aproximadamente 4500 anos de idade. A primeira pirâmide construída, a pirâmide de Djezer, não é muito mais velha que isso, apenas uns 100 anos. A primeira pirâmide construída em Gizé e a maior pirâmide já construída no Egito
Depois do Antigo Império os egípcios param de construir pirâmides e se enterravam em túmulos, como o túmulo do Rei Tut. Eles viram que não valia muito à pena construir as pirâmides porque eram um alvo irresistível aos saqueadores de túmulos. Cercadas de mistérios, despertam interesse de historiadores, arqueólogos e estudiosos de civilizações antigas.
No Egito Antigo a religião seguida era politeísta, pois os egípcios acreditavam em vários deuses. Acreditavam também na vida após a morte e, portanto, conservar o corpo e os pertences para a outra vida era uma preocupação. Mas somente os faraós e alguns sacerdotes tinham condições econômicas de criarem sistemas de preservação do corpo, através do processo de mumificação.


A pirâmide tinha a função abrigar e proteger o corpo do faraó mumificado e seus pertences (jóias, objetos pessoais e outros bens materiais) dos saqueadores de túmulos. Logo, estas construções tinham de ser bem resistentes, protegidas e de difícil acesso. As pirâmides continham armadilhas e acessos falsos dentro das construções. Tudo para que o corpo mumificado do faraó e seus pertences não fossem acessados.
As pirâmides foram construídas numa época em que os faraós exerciam máximo poder político, social e econômico no Egito Antigo. Quanto maior a pirâmide, maior seu poder e glória. Por isso, os faraós se preocupavam com a grandeza destas construções. Elas eram construídas com blocos de pedras que chegavam a pesar até duas toneladas. Para serem finalizadas, demoravam, muitas vezes, mais de 20 anos. Desta forma, ainda em vida, o faraó começava a planejar e executar a construção da pirâmide.
A matemática foi muito empregada na construção das pirâmides. Conhecedores desta ciência, os arquitetos planejavam as construções de forma a obter o máximo de perfeição possível Elas possuem inscrições hieroglíficas, contando a vida do faraó ou trazendo orações para que os deuses soubessem dos feitos realizados pelo governante.


FONTES
http://www.geocities.com/athens/Marble/4341/egito-antigo.html
http://www.professordehistoria.com/resumos/egito.htm
http://www.suapesquisa.com/historia/piramides/

Professor Paulo
Li os assuntos nos sites e fiz um resumo. Espero que agora esteja correto.
Obrigado
Bruno José Palhares
1B - número 3

Um comentário: